Qual é a diferença entre menopausa e climatério?
- Dra. Bárbara Costa
- 12 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev.

Esses dois termos são, muitas vezes, usados como sinônimos. Mas, na verdade, eles definem momentos diferentes da vida da mulher!
A menopausa é definida como a última menstruação, ou seja, ela não é um período, ela é um evento. O seu diagnóstico é feito após um ano de ausência de sangramento. Isso vale para mulheres que não são portadoras de nenhuma doença ou não usam nenhuma medicação que possa interromper o ciclo menstrual. Por exemplo, se a mulher usa algum anticoncepcional oral de forma contínua e não menstrua, não dá para saber se a ausência da menstruação é causada pela medicação ou se ela já teve a sua menopausa.
Além disso, a dosagem do hormônio FSH(hormônio folículo estimulante) também ajuda no diagnóstico. Níveis elevados desse hormônio sugerem a ocorrência da menopausa. Esse exame é útil em mulheres que não possuem útero, que fazem uso do DIU Mirena ou que estão em investigação de falência ovariana prematura (conhecida antigamente como menopausa precoce).
Já o climatério não é um evento e sim um período da vida da mulher que contém a perimenopausa, a menopausa e a pós menopausa. Ou seja, ele abrange todo o final do período reprodutivo mais os anos após a ocorrência da menopausa.
Por isso, quando falamos " sintomas da menopausa", na verdade queremos dizer " sintomas do climatério". Isso acontece, pois esses sintomas, muitas vezes, surgem antes da mulher parar de menstruar, no período que chamamos de perimenopausa.
Após a menopausa esses sintomas se intensificam nos três primeiros anos e é por isso que muitas mulheres associam as ondas de calor, por exemplo, como sintoma da menopausa e não como sintoma do climatério.
Portanto, a menopausa é um evento, a última menstruação da mulher, já o climatério é o período que compreende a menopausa e toda a transição do período reprodutivo e a pós menopausa.
Comentários