Musculação na saúde da mulher
- Dra. Bárbara Costa
- 29 de abr.
- 3 min de leitura

O nosso corpo muda, é um processo natural. Se compararmos o nosso corpo com as idades de 10, 20, 30, 40, 50 e 60 anos, é possível perceber as mudanças em cada década de vida. Algumas consideramos boas, outras nem tanto.
Atualmente, é muito falado sobre estilo devida, emagrecimento e envelhecimento saudável. Nesse mundo de informação, a musculação recorrentemente aparece como alternativa de exercício físico.
Na minha consulta, sempre pergunto para as minhas pacientes se elas fazem algum tipo de exercício físico, especialmente a musculação. Por quê?
Hoje em dia vivenciamos a pandemia da obesidade e as suas consequências para a saúde global. Doenças como hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, diversos tipos de cânceres e doença hepática gordurosa não alcóolica seriam facilmente evitadas se tivéssemos hábitos de vida mais saudáveis. Não tem jeito: a alimentação e a atividade física impactam diretamente na nossa saúde e no modo em como iremos envelhecer.
O ideal é esses hábitos serem estimulados desde a infância e adolescência. A partir dos 30 anos, naturalmente, o nosso metabolismo diminui de acordo com as individualidades de cada um.
Explico para as minhas pacientes que o ganho de peso no climatério é resultado das mudanças hormonais e também dos hábitos de vida anteriores à menopausa. Por isso, pergunto se elas fazem alguma atividade física!
Nesse cenário, a musculação é um tipo de exercício físico que traz diversas vantagens para a saúde da mulher:
· Aumento do metabolismo: uma alimentação balanceada é a principal maneira de perder peso, mas a musculação ajuda a manter o peso perdido. Ela evita aquele “efeito sanfona” de perda e reganho de peso.
· Preservação da massa magra: quando emagrecemos, perdemos gordura e também músculo, a chamada massa magra. Através da musculação conseguimos preservar mais a nossa musculatura e perder mais a gordura.
· Prevenção da osteoporose: quando levantamos peso não estimulamos apenas a formação de músculo, estimulamos também a formação de osso. A musculação preserva e aumenta a nossa massa óssea. É necessário lembrar que a incidência da osteoporose aumenta muito em mulheres após a menopausa o que representa a elevação do risco de fraturas, quedas, imobilidade e morte.
· Melhora o humor: a prática de exercícios físicos libera endorfinas que melhoram o humor e ajudam no controle dos sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, elas também melhoram a qualidade do sono.
· Eleva a autoestima: à medida que progredimos na musculação e conseguimos atingir os nossos objetivos, a nossa autoestima melhora. Isso acontece não pelo resultado físico, mas por percebemos que somos capazes de atingir as nossas metas pessoais.
· Melhora a libido: tanto pela melhora da autoestima, do humor e da disposição, a musculação tem a capacidade de aumentar o desejo sexual. Além disso, o exercício físico de modo geral é uma maneira natural de aumentar os níveis de testosterona. Importante lembrar que a reposição de testosterona não está indicada em mulheres antes da menopausa.
· Aumenta a imunidade: a musculação e a alimentação balanceada são a melhor maneira de elevar a imunidade. Nenhuma vitamina ou suplemento vai fazer por você o que hábitos de vida saudáveis fazem.
· Previne uma série de doenças: obesidade, hipertensão, diabetes, síndrome metabólica, infarto agudo do miocárdio, AVC.
· Previne vários tipos de cânceres: mama, útero, intestino, pâncreas, fígado, rim, estomago e esôfago.
· Ajuda nos sintomas do climatério: muitas mulheres relatam melhora nas ondas de calor e alterações de humor com a prática de exercícios físicos.
· Melhora os sintomas de algumas doenças ginecológicas: faz parte do tratamento da síndrome dos ovários policísticos, da endometriose e do transtorno dismórfico pré menstrual a prática de alguma atividade física
· Melhora a fertilidade: sabe-se que a obesidade pode afetar a fertilidade da mulher, principalmente quando ela está associada a outras condições com a síndrome dos ovários policísticos. Como a musculação ajuda na perda de peso, ela, consequentemente, melhora a fertilidade nesses casos.
Ou seja, são inúmeros os benefícios que a musculação traz para a saúde da mulher. Mas Dra, eu detesto academia ou eu não tenho tempo para malhar. Faz parte da minha consulta, eu te ajudar a escolher o melhor exercício físico para você!
Isso com base nas suas preferências e rotina. Claro que nem sempre vamos iniciar um exercício físico puramente pelo prazer em realiza-lo, isso vem com o tempo. Principalmente quando percebemos os ganhos no nosso dia a dia oriundos das mudanças nos nossos hábitos de vida.
Se a musculação não é o exercício físico para você, está tudo bem! Te ajudo encontrar a melhor opção!
Comentários