top of page
Buscar

Por quê fazer a reposição hormonal?

  • Foto do escritor: Dra. Bárbara Costa
    Dra. Bárbara Costa
  • 21 de fev.
  • 2 min de leitura
ree

A terapia de reposição hormonal atualmente é o melhor tratamento para os sintomas do climatério. As suas indicações são:


·         Presença de sintomas vasomotores, ou seja, queixa de ondas de calor também chamadas de fogachos.

·         Prevenção e tratamento de osteoporose e fraturas causadas por esta doença.

·         Presença de atrofia urogenital que pode levar à síndrome genitourinária do climatério. Esta é um conjunto de sintomas provocados pela ausência do estrogênio na região genital que a leva a queixas como ressecamento vaginal, dor durante a relação, infecção urinárias de repetição, perda urinária e dor em baixo ventre.


Todas essas situações são provocadas pela falta de estrogênio no corpo da mulher após a menopausa. Durante o climatério, os ovários param de funcionar e, consequentemente, não produzem mais estrogênio e progesterona que são os principais hormônios sexuais femininos.


A falta desses hormônios, principalmente o estrogênio, é o que causa todos os sintomas do climatério e que também aumenta o risco da mulher desenvolver osteoporose e ter doenças cardiovasculares na pós menopausa.


Por isso o nome “reposição hormonal”, já que, através da terapia, é oferecido à mulher os hormônios que ela não está mais produzindo.


Além disso, existem os benefícios adicionais da reposição hormonal que são:


·         Melhora da função sexual: a reposição hormonal com estrogênio na região genital trata a dor durante a relação e melhora o prazer e o orgasmo. Além disso, o desejo sexual feminino também melhora com o estrogênio.

·         Melhora o sono: é muito comum as ondas de calor acontecerem durante a noite o que atrapalha a qualidade do sono e pode provocar até insônia. Assim, tratando os fogachos, o sono também melhora.

·         Melhora dos distúrbios do humor: muitas mulheres queixam de alterações de humor, irritabilidade e aumento da sensibilidade durante o climatério. Aquelas mulheres que já têm o diagnóstico de ansiedade ou depressão, podem sentir a piora dos sintomas. Não se sabe ao certo como, mas reposição hormonal melhora principalmente os sintomas depressivos.

·         Manejo das mudanças corporais: duas queixas bastantes comuns no climatério é a dificuldade para emagrecer e o aparecimento da famosa “barriga”. O estrogênio ajuda da redistribuição da gordura corporal e, para quelas mulheres que fazem atividade física, principalmente musculação, melhora o desempenho e ajuda no processo de emagrecimento.

·         Diminuição da resistência à insulina: o estrogênio previne diabetes na pós menopausa e ajuda no controle glicêmico daquelas mulheres que já têm o diagnóstico.

·         Diminuição do risco de eventos cardiovasculares: o estrogênio protege a mulher de ter infarto agudo do miocárdio e AVC. Além disso, ele ajuda no controle do colesterol.

·         Melhora da pele, cartilagens e articulações: outras queixas bastantes comuns na menopausa são a queda de cabelo, unhas fracas e dor nas articulações. A reposição hormonal pode aliviar essas queixas.

·         Diminuição da ocorrência de câncer colorretal.

·         Melhora da qualidade de vida nas mulheres com sintomas do climatério.


Ou seja, quando bem indicada a reposição hormonal traz uma série de benefícios para mulher além de tratar os sintomas do climatério. É muito importante conversar com o seu médico sobre as indicações e contraindicações, sobre as vias de administração e sobre o momento correto de iniciar a terapia.

 
 
 

Comentários


bottom of page