top of page
Buscar

O que é a puberdade?

  • Foto do escritor: Dra. Bárbara Costa
    Dra. Bárbara Costa
  • 5 de mar.
  • 2 min de leitura


ree

A puberdade é a transição entre a infância e a vida adulta. Ela é um processo natural que provoca mudanças físicas, hormonais, psicológicas e comportamentais. A partir dos 8 anos já se iniciam as mudanças hormonais que levarão à puberdade.


Não existe uma data certa para o início deste período, nas mulheres ele geralmente se inicia entre os 8 e 13 anos de idade. É importante lembrar que puberdade é diferente de adolescência. Está última é o período entre os 10 anos e 20 anos.


Durante a puberdade ocorrem eventos importantes na vida da mulher, são eles:


·   Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários: crescimento das mamas, distribuição dos pelos, redistribuição da gordura corporal.

·         Aceleração do crescimento linear: a mulher cresce em altura.

·      Maturação gonadal com desenvolvimento da fertilidade: ativação do eixo hormonal com início dos ciclos menstruais e com o ganho da capacidade de engravidar. Além disso, a adolescente passa a produzir estrogênio, progesterona e testosterona que passam a agir em vários sistemas do corpo.


Tudo isso se inicia com a secreção pulsátil do hormônio GnRH que ativa o eixo hipotálamo-hipófise e ovários. Essas glândulas são responsáveis pelo crescimento e maturação dos óvulos bem como pela produção dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona.

A partir dai começam as mudanças físicas que são:


·         Aumento da velocidade de crescimento

·         Crescimento das mamas= telarca

·      Mudanças na composição corporal com redistribuição da gordura no quadril e nas mamas

·         Crescimento do comprimento da vagina e dos volumes uterino e ovariano

·         Aumentos dos pelos em região das axilas, virilha pernas e braços.

A ordem geralmente é pubarca (crescimento dos pelos), telarca (desenvolvimento das mamas) e menarca (primeira menstruação). Para fazer a avaliação desse desenvolvimento usamos o estadiamento de Marshall e Tanner:


ree


Os principais sinais de início da puberdade são a telarca e o aumento da velocidade de crescimento. Por isso, durante a consulta de crianças e adolescentes devemos medir a altura. A adolescente pode crescer de 5 a 8cm por ano durante a puberdade. Após a menarca, a velocidade de crescimento diminui.


Outro evento que acontece durante a puberdade, é o ganho de massa óssea. Durante a adolescência, ocorre o pico de massa óssea. Por isso é necessário comer leite e derivados e fazer atividade física como forma de prevenir a osteoporose no futuro.


É importante lembrar que antes do início da puberdade acontece a adrenarca que a ativação das glândulas suprarrenais. Elas se localizam acima dos rins e produzem hormônios como glicocorticoides, catecolaminas, mineralocorticóides e androgênios. Essa ativação provoca o aumento da acne e da oleosidade e piora o odor axilar, típicos das adolescentes.


Atualmente a menarca ocorre em média aos 12 anos, geralmente 2 anos e meio após o início do desenvolvimento das mamas. Ela pode acontecer até os 16 anos. Os primeiros ciclos após a menarca são irregulares e com variações do fluxo menstrual.


É comum também, variações de humor, apetite e disposição. Corrimentos vaginais podem surgir e as mamas podem crescer de forma assimétrica. É importante levar a adolescente ao ginecologista para uma avaliação do desenvolvimento e, principalmente, para orientações. Como a puberdade é um período de grandes mudanças e novidades, o conhecimento sobre todo esse processo traz mais tranquilidade.

 

 
 
 

Comentários


bottom of page